Show  GUSTAVO TEIXEIRA MUSICADO

Criação e Pesquisa da Compositora e Jornalista Bete Bissoli.             

Poesias do Poeta São-Pedrense Musicadas por Bete Bissoli e Edna Bissoli.

   Há 35 anos, lendo poesias de Gustavo Teixeira, senti que eram fortemente permeadas de sons e ritmos. Elas pulsavam e pareciam pedir para serem musicadas. Foi nessa época que comecei a musicar algumas delas, com o objetivo de mostrá-las ao público, tarefa à qual me dediquei, mas interrompida tempos depois.

   Em 2013, criei o projeto Gustavo Teixeira Musicado, retomei o processo de composição, daí com mais assiduidade, e convidei minha irmã Edna Bissoli, que tinha musicado duas poesias dele, para fazer parte do projeto. As melodias foram fluindo, algumas só de minha autoria, algumas só de Edna e em outras fizemos parceria. O trabalho foi muito prazeroso, mas, embora já amadurecido, demandou em bastante tempo, dedicação, exaustão mesmo para ler e reler o livro Poesias Completas de Gustavo Teixeira, selecionar mais poesias para serem musicadas, compor mais melodias, detalhar a sequência musical, costurá-la a textos e tantas coisas mais que esse tipo de criação exige.

    O show une duas linguagens artísticas muito populares, música e poesia, e visa a tornar ainda mais conhecida a obra do poeta são-pedrense, fora dos domínios da nossa região. Breves textos meus e de Edna e algumas citações de Gustavo se insinuam, precedendo cada uma das 14 canções que compõem o repertório e sugerindo o sentimento que flui de cada peça poética.

    As poesias foram escolhidas com o propósito de colocar em relevo as várias formas de composição usadas pelo poeta. Procurei, também, selecionar poesias com um vocabulário de fácil entendimento. A linguagem de Gustavo Teixeira reflete a estética da época em que ele viveu e produziu poesias, sendo, muitas vezes, erudita. Outra preocupação foi a de escolher temas poéticos variados, para enriquecer a dinâmica do trabalho.

   As melodias abrangem diversas vertentes do nosso cancioneiro, como samba, modinha, blues, choro, canções, valsas e pop, mostrando que mesmo a obra de um poeta nascido há 137 anos pode ser musicada em ritmos atuais.

  Aproximar o público de uma parte menos conhecida da produção gustaviana, mesclada com a parte mais popular, foi um dos meus maiores objetivos. Tomara tenha conseguido!

   O projeto é uma justa homenagem ao poeta, pois permite que se dê a conhecer sua obra às novas gerações, divulgando ainda mais seu nome e demonstrando que suas poesias podem ser musicadas.

    Diversidade nas temáticas musical e poética é sua marca, e uma gama de sentimentos é o que se pretende despertar no espectador.

   Uma pequena amostra do Gustavo Teixeira Musicado foi dada na 62ª. Semana Literária Gustavo Teixeira, no Cine Teatro São Pedro, ocasião em que Sandra Braga, voz, e Gabriel Polegate, viola e violão, apresentaram as músicas Rosa Única e Casa Paterna.

   A apresentação foi muito bem recebida, o que dá ânimo para tocar em frente! O caminho, agora, é procurar ajuda para levar o projeto completo ao conhecimento do público!

 

                  

Vídeo - Clique e Assista:

Sandra Braga e Gabriel Polegate, apresentam a música CASA PATERNA, no palco do Cine Teatro São Pedro

Bete Bissoli

Edna Bissoli

 Músicas do Show - Clique e Escute:

ATRÁS DA VENTURA

Poesia: Gustavo Teixeira

Melodia: Bete Bissoli 

CASA PATERNA

Poesia: Gustavo Teixeira

Melodia: Bete Bissoli 

AO PADRE QUE TE OUVE

Poesia: Gustavo Teixeira

Melodia: Bete Bissoli e Edna Bissoli

DESPEDIDAS

Poesia: Gustavo Teixeira

Melodia: Bete Bissoli 

ROSA ÚNICA

Poesia: Gustavo Teixeira

Melodia: Bete Bissoli 

CANÇÃO (PARA ADORMECER ONDINA)

Poesia: Gustavo Teixeira

Melodia: Edna Bissoli

Vídeo - Clique e Assista:

Sandra Braga e Gabriel Polegate, apresentam a música ROSA ÚNICA, no palco do Cine Teatro São Pedro

Jornal A TRIBUNA  DE SÃO PEDRO 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now